segunda-feira, 30 de maio de 2011

Acupuntura e Reiki agora têm explicação científica – assim disseram.


Estou repassando aos nossos amigos leitores a reportagem completa da revista Galileu sobre a Acupuntura e o Reiki, porque além de ela ser interessante, grande parte das pessoas desconhece essas técnicas terapêuticas milenares e reconhecidas em todo o Oriente.
Por vezes, certifico-me da grande ignorância em que a maioria de nós, ocidentais, vivemos por séculos, por milênios em comparação aos orientais chineses e indianos.
Sim, estamos desenvolvidos em muitas técnicas médicas, mas continuamos engatinhando quanto ao reconhecimento e conhecimento das energias que nos movem e movem o Universo. Enfim, não custa lermos um pouco sobre a nossa ignorância quanto ao universo energético a que somos submetidos e dependentes. (Geanete)
Ricardo Monezi testou o Reiki em ratos com câncer. 

(Ilustração: Matheus Lopes)
Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para Acupuntura e Reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.
Um artigo da Acupuntura contra a dor foi publicado por pesquisadores da Universidade de Rochester, na revista Nature Neuroscience, em 30 de maio. Criada há quatro mil anos, a prática consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo.

(Reprodução: Shutterstock)

Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. O estudo dos nova-iorquinos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico. As agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico.
No experimento com camundongos com dores nas patas, cientistas aplicavam as agulhas no joelho do animal. Eles constataram que o nível de adenosina na pele da região era 24 vezes maior do que o normal e que houve uma redução do desconforto em dois terços. 
A equipe tentou potencializar a eficácia da terapia: colocou nas agulhas um medicamento usado para tratar câncer. A droga aprimorou o tratamento: o nível de adenosina  e a duração dos efeitos no organismo dos animais praticamente triplicou e o tempo de duração dos efeitos no organismo dos ratos também triplicou. Mas este método não poderia ser feito em humanos porque o medicamento ainda não é usado clinicamente. “O próximo passo é testar a droga em pessoas, para aperfeiçoá-la ou para encontrar outras drogas com o mesmo efeito.”, diz Maiken Nedergaard, coordenadora do estudo.

Reiki

Seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do Reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo.”, diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o Reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.
No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.

Imposição de mãos nos grupos “Controle-Luva” e “Impostação”, respectivamente (imagens retiradas do mestrado de Monezi)

Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto à sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.
“Não sabemos ainda distinguir se a energia que o Reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem-na como ‘energia sutil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo. A conclusão do estudo foi que, como não houve diferenças significativas nos os grupos que não receberam o Reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo. 
A equipe de Monezi começou agora a analisar os efeitos do Reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).
E esses não são os únicos trabalhos desenvolvidos com as terapias complementares no Brasil. A psicobióloga Elisa Harumi, avalia o efeito do Reiki em pacientes que passaram por quimioterapia; a doutora em Acupuntura Flávia Freire constatou melhora de até 60% em pacientes com apneia do sono tratados com as agulhas, ambas pela Unifesp. A quantidade pesquisas recentes sobre o assunto mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.

Disponível em: http://www.ceab.pro.br/blog/ciencias/acupuntura-e-reiki-agora-tem-explicacao-cientifica-assim-disseram/
 

sábado, 28 de maio de 2011

Meus Amigos Livros – (Continuação...)


Como propus no post anterior, continuarei a mencionar a lista dos livros valiosos que muito me ajudam na jornada do autoconhecimento e da melhora como ser humano a cada dia. Sem eles, juro que não seria a pessoa que sou hoje. Tudo na vista é uma conquista, inclusive a própria melhora contínua como ser humano. Ainda bem que temos pessoas iluminadas que contribuem com o progresso humano, compartilhando sua sabedoria e experiências evolutivas por meio de seus livros publicados. Vamos aos próximos títulos:

CAROL RITBERGER – CURE-SE – Descubra os Segredos da Cura através da emoção – Nesta venerável obra-prima, a escritora, a partir de uma perspectiva transpessoal e holística, pesquisa como a influência das emoções, crenças culturais, percepções, temas de fundo e atitudes podem culminar em uma vasta lista de males orgânicos e psicológicos. É, por assim dizer, um tratado de Psicossomática, que, particularmente, considero de inestimável valor. Há algumas pinceladas bem discretas de psicologia junguiana implícita em sua análise do ser holístico que somos nós. Carol também oferece os recursos terapêuticos para quebrar o quadro da enfermidade quando este for evidenciado por fatores emocionais. É de grande utilidade preventiva. Apreciei muito!


M. J. RYAN – O PODER DA PACIÊNCIA – Este é um verdadeiro manual de sabedoria. Acho incrível a abordagem deste livro. Uma vida tumultuada só nos torna perdedores em todos os sentidos. Temos a obrigação de manejar essas intempéries. A impaciência, a intolerância, a pressa, os acessos de raiva são nossos inimigos em potencial e nos roubam o prazer de uma vida simples, serena e feliz. O relato de casos reais nos mostra quão concretos são os benefícios da paciência enquanto virtude e sabedoria adotadas em nossas vidas. É um livro que, se lido e colocado em prática corretamente, oferece grandes chances de se experimentar uma paz e uma serenidade duradouras. Dê-se uma chance nesse sentido!

CAROL BOWMAN – O AMOR ME TROUXE DE VOLTA – Histórias Emocionantes Sobre Reencarnação em Família – Um livro magnífico do início ao fim. Esclareço que NÃO se trata de KARDECISMO. Muito longe disso! Allan Kardec nem é citado na obra. Trata-se de uma visão empírica sobre a lógica da reencarnação, e, o melhor de tudo: reencarnação em família! O grande trunfo do livro é o tema AMOR, e sobre como este sentimento por excelência, em sua supremacia, é a força motriz determinante que faz com que muitos membros reencarnem sempre numa mesma família, para reparar equívocos quando for o caso, mas, sobretudo, para perpetuar os laços de amor e afinidades entre aqueles membros. A estudiosa, em sua pesquisa de campo, relata com grandiosa propriedade o fantástico caso de crianças bem novas que relatam lembranças espontâneas de fatos que têm correlação com mortes prévias ocorridas dentro de suas famílias. É uma celebração do amor que nos traz de volta para aqueles a quem amamos e que nos amam. Vale muito a pena ler!

DANNION & KATHRYN BRINKLEY – TÃO LONGE DE CASA – A Vida Após a Morte – Este livro, sem qualquer sombra de dúvida, foi o melhor que já li em toda a minha vida. É de uma profundidade sem igual. Mais uma vez enfatizo: não se trata de uma obra de vertente kardecista. Nem Kardec teve tamanha genialidade como a deste autor! Após 3 experiências de quase-morte, Dannion Brinkley, juntamente com sua esposa, Kathryn Brinkley, relatam com detalhes fantásticos as visões que o autor teve do “lado de lá”, assim como os extraordinários ensinamentos que ele trouxe de lá para nós. É um livro imprescindível para todos aqueles que desejam trilhar a jornada rumo ao Self. Amor incondicional e consciência são nossos grandes atributos a serem conquistados, e estamos no lugar certo e na hora certa para isso. Faz algumas revelações sobre a grande mudança prevista para 2012, sem que isso pareça utopia, lenda urbana ou ficção “new age”. É um livro que nos instiga a despertar o melhor de nós em prol de nós mesmos e de toda a humanidade. É realmente incrível o impacto que ele tem sobre nós no desejo de evoluir continuamente. Indico muito!

ROSÂNGELA XAVIER ROSSI – DA ANSIEDADE À SERENIDADE – Reflexões e Práticas Para a Felicidade – Um livro de extrema sabedoria e reflexão. Escrito por uma pessoa iluminada que conhece profundamente a alma humana. Na obra, Rosângela faz um passeio pelos campos da filosofia, da psicologia, da poesia e nos mostra como desenvolver a arte da serenidade. É um livro que traz vários pensamentos de grandes pensadores da humanidade para refletirmos. Um dos livros mais fascinantes que já li. Merece ser saboreado a cada página, com dedicação e prática. Aproveito para dizer que, gostei tanto deste livro, que me foi apresentado pelo meu irmão, que fiz questão de fazer uma busca para encontrar a pessoa iluminada que o escrevera. Foi assim que conheci Rosângela Xavier Rossi, uma mulher de grandiosa compreensão da vida e inspiração. 

Sinto-me honrado de poder ter contato com ela hoje em dia. Uma pessoa que tem muito a ajudar a humanidade com sua sabedoria e equilíbrio. Obrigado, Rosângela! Meu afeto e profunda consideração.


A lista continua...