sábado, 22 de outubro de 2011

O Auto-Despertar

Palestra proferida em chinês pelo senhor Yan, na noite de 1/10/2011, no Centro Holístico Carlos Augusto Bertelli Xavier.
Tradução por: Julia
Transcrição e correção por: Gilson.

Tema: O Auto-Despertar
Temática: Autoconhecimento


Abertura: Conceitos breves de bom e ruim”.

Somente o HOMEM, a partir de sua natureza racional e reflexiva, é capaz de definir o que é bom e o que é ruim em sua vida. O papel do auto-despertar é exatamente o de nos voltarmos à nossa Verdadeira Natureza, à nossa Essência Divina.
É por meio das ações de alguém, que podemos identificar se esse alguém é bom ou ruim, se seu coração é verdadeiro ou falso.

O primeiro passo básico que devemos seguir caso queiramos entrar no auto-despertar é:
1)     Analisar a nossa INTENÇÃO. Refletir e perguntar a nós mesmos: Que INTENÇÃO estamos tendo em nossos corações ao realizarmos nossas ações?
Este é apenas um dos princípios básicos do processo. Se desejamos realmente iniciar o caminho do auto-despertar, ele poderá parecer bastante difícil. Contudo, não nos será impossível.

Nossas intenções podem ser reveladas pelos nossos comportamentos, gestos e ações. Portanto, analisar nossos costumes, hábitos diários, atitudes e ações, é um dos passos básicos para todos nós que desejamos nos autoconhecer e iniciar o caminho do auto-despertar.
Exemplo: Por que uma pessoa fuma?
Várias poderiam ser as respostas: Fumo porque não tenho nada para fazer., Fumo porque estou nervoso., Fumo porque estou agitado., Fumo porque já estou acostumado a fumar., etc.
Mas existe uma resposta mais correta que a pessoa fumante poderia dar a esta pergunta: Fumo porque meu coração não tem dono.

Quem não é dono do próprio coração não somente fuma, como no exemplo citado, mas, também, come o tempo todo, bebe o tempo todo, fofoca o tempo todo, dorme o tempo todo, etc. Tal pessoa não sabe onde ela posiciona seu coração, e joga isso para as coisas externas, em forma de ações, de hábitos.
Nós não conhecemos nossos corações. Quase sempre nos apoiamos às coisas externas, de fora, e, com isso, as aflições vêm junto. Buscamos coisas exteriores exatamente por nos sentirmos insatisfeitos, descontentes interiormente, e, com isso, nossa vida se torna uma rotina sem objetivos.

Piadinha sobre o inferno
Um homem chegou ao inferno e lá lhe foi dito que ele passaria a eternidade apenas comendo e dormindo. Ele pensou: Nossa! Inferno é isto? Que maravilha! Não poderia haver vida melhor que esta!
Depois de algumas semanas, ele totalmente infeliz e insatisfeito desabafa: Que vida terrível esta aqui! Não consigo mais suportá-la!
Conclusão: Se não soubermos posicionar nosso coração, começar a nos autoconhecer, viver o auto-despertar, dar um sentido à vida, transcender o lugar comum, qualquer lugar onde estivermos ou chegarmos será um inferno.

Onde é o lugar que temos de posicionar nosso coração? (Pausa para refletir)
Muitas religiões ou grupos de estudos podem nos oferecer um objetivo, uma direção para a vida, desde que nos levem a fazer coisas boas e a ajudar aos outros.
Sabemos que temos de trabalhar para sustentar nosso corpo físico. Este é um fato. Mas somente isto não basta. Devemos ter em mente que nosso corpo tem, também, um Trabalho Divino a realizar, pois ele sustenta, comporta e está em função do Espírito.
Não podemos querer apenas elevar o nosso Espírito, mas, pelo contrário: devemos ajudar as outras pessoas a se elevarem espiritualmente junto conosco. Quem já conhece o céu e a iluminação deve apresentar também o caminho às outras pessoas.

Atualmente estamos vivendo muitas transformações: tanto do planeta quanto de nós mesmos. As calamidades, catástrofes e desastres que vemos com grande freqüência não são só problemas dos outros, mas nossos também, pois o Planeta Terra, como morada coletiva, é único, e estamos todos no mesmo barco.
Se tivermos a vontade sincera de elevarmos o nosso nível espiritual, o primeiro passo a que devemos nos dedicar é o de nos autoconhecer.

Três perguntas enfáticas para refletir:
1)     Devemos apenas trabalhar, comer e dormir em nosso dia-a-dia?
2)     Nossa mente só está concentrada no corpo físico?
3)     E no dia em que nós não tivermos mais este corpo físico, onde nós vamos posicionar nossos corações? Nosso espírito será apenas um objeto sem dono, apenas perambulando por este mundo?
(Pausa para reflexão e exposição das idéias)

Quando nosso Espírito vem se juntar ao nosso corpo físico, é natural pensarmos que este corpo físico seja eu. É natural eu pensar que eu sou o meu corpo físico. Mas, ao recebermos a Iluminação, ampliamos nossa visão sobre nós mesmos e vamos muito além deste conceito do eu físico.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA QUEM DESEJA INICIAR O AUTO-DESPERTAR E RECEBER A ILUMINAÇÃO:
·         Amar a si mesmo – Este amor implica em se enfrentar, em se confrontar constantemente ao longo do caminho.
·   Ampliar nosso Amor às nossas relações familiares mais próximas: pai, mãe, irmãos (preceitos do Confucionismo).
·      Ampliar nosso Amor às nossas relações parentais: tios, tias, etc. Todos os nossos familiares são parte de nossa própria essência e somos parte da própria essência deles.
·   Optar por tentar ser VEGETARIANO (Ser vegetariano é um passo de se praticar a misericórdia).
·         Quebrar o EGO, quebrar o eu inferior.
·         Comportar TODOS dentro dos nossos corações, pois TODOS são um símbolo de Deus.
·         Abrir-se ao processo de aprendizagem.
·         Ter a boa intenção de ajudar aos outros em suas necessidades.
·         Reflexão para mudar a ação.
·        Se não conseguimos identificar as sementes do nosso subconsciente, não conseguiremos mudar nossas ações. Eliminar a má semente.
·         Amar a TODOS (Todos os santos, budas têm o mesmo Amor por todos os seres humanos).
·         Estar presente em si mesmo a cada instante.
·         Rever erros, rever as próprias culpas.

A partir destas orientações básicas teremos uma requisição básica para estarmos mais próximos de Deus.
Itamogi – MG, 1/10/11.